Mercedes-Benz Challenge volta a Curitiba com disputa acirrada pela liderança

Mercedes-Benz Challenge volta a Curitiba com disputa acirrada pela liderança

  • Depois de a vitória escapar-lhe em Santa Cruz, líder da CLA AMG Cup Fernando Júnior quer dar o troco em Curitiba
  • No melhor momento de sua carreira, paranaense Lorenzo Varassin é favorito ‘em casa’ na categoria principal
  • Claudio Simão e o jovem André Moraes Júnior dividem a liderança na C 250 Cup

Depois de duas provas bastante disputadas e de uma mais que equilibrada disputa pela liderança, o Mercedes-Benz Challenge retoma a temporada 2017 no próximo domingo (02) com a disputa da terceira etapa no Autódromo Internacional Raul Boesel, em Pinhais - Curitiba. Considerado uma das melhores pistas do automobilismo brasileiro, o traçado paranaense verá a largada da terceira etapa do Mercedes-Benz Challenge a partir das 12h, para um total de 45 minutos de corrida.

Uma das pistas mais frequentes no calendário da categoria desde 2011, quando surgiu o torneio, o traçado de Curitiba tem 3.530 metros e duas características: agrada aos pilotos pela velocidade e tem consagrado diversos vencedores diferentes ao longo dos anos. Também promete uma dura disputa pela liderança dos dois campeonatos. É o caso da CLA AMG Cup, na qual o líder Fernando Júnior é o único entre os primeiros colocados que já venceu uma corrida em Curitiba, em 2015, quando também foi o pole position.

Com 35 pontos na tabela, apenas sete a mais que o paranaense Lorenzo Varassin e o paulista Betão Fonseca, Fernando Júnior vai a Curitiba depois de deixar escapar a vitória que era a mais desejada por ele na temporada: em Santa Cruz do Sul, sua terra natal. Naquela corrida, realizada há cerca de um mês, quem roubou a cena foi justamente o paranaense Lorenzo Varassin, que cravou a pole e obteve também o lugar mais alto do pódio. Agora, Fernando Júnior tenta "retribuir a gentileza”, vencendo também na "casa” do adversário.

"’Devolver’ a vitória é uma possibilidade, mas a corrida é longa e muita coisa pode acontecer”, diz o líder do torneio, mostrando cautela. "O importante é se colocar bem nas tomadas de tempo e, na corrida, partir para cima. Curitiba é a cidade natal do Lorenzo, que está andando muito bem, mas acredito que vamos fazer uma ótima prova lá. Tudo é possível neste momento do campeonato e é vital manter o foco e fazer tudo que estiver ao nosso alcance para manter a liderança”, continua o gaúcho.

Mas, se depender dos adversários, o líder não terá vida fácil em Curitiba. "Este é o meu melhor início de temporada no campeonato”, anima-se Lorenzo Varassin. "Cravei as duas poles, liderei a maior parte da primeira etapa e venci a segunda. Sinto que estou muito adaptado ao carro e à equipe, além de estar treinando bastante de kart. No ano passado, em Curitiba, fiz a pole e liderava até um retardatário errar e me tirar da corrida, já na metade da prova. Então, realmente estou me sentindo um forte candidato ao título”, detalha o vice-líder.

Na C 250 Cup o catarinense Claudio Simão lidera desde a primeira prova, em Goiânia, mas em Santa Cruz do Sul o jovem paulista André Moraes Júnior atingiu 31 pontos na tabela, passando a dividir a liderança com Simão. Assim como Varassin na CLA AMG Cup, o catarinense vê nos excelentes resultados um indício de que este pode ser o ano de seu primeiro título no Mercedes-Benz Challenge. "Venci a primeira corrida do ano e, na segunda, estava liderando quando tive um problema que me tirou da pista e da corrida”, conta ele. "Curitiba é um circuito bem seletivo e veloz. Fui campeão paranaense de Marcas lá, então acho que é um traçado que não apenas me agrada, mas também é importante na minha carreira. Me dá sorte”, conta Claudio Simão.

A prova do próximo final de semana terá transmissão ao vivo pelo canal por assinatura BandSports. Confira a classificação do campeonato:

CLA AMG Cup
1) Fernando Junior, 35
2) Lorenzo Varassin, 28
3) Betão Fonseca, 28
4) José Vitte, 21
5) Renato Braga, 18
6) Luiz Carlos Ribeiro, 17
7) Adriano Rabelo, 17
8) Cristian Mohr, 17
9) Fabio Escorpioni, 14
10) Fernando Poeta, 13
11) Roger Sandoval, 11
12) Fernando Amorim, 10
13) Paulo Varassin, 9
14) Alexandre Buneder, 8
15) Pierre Ventura, 8
16) Danilo Pinto, 6
17) Raijan Mascarello, 4
18) Cesar Fonseca, 2

C 250 Cup
1) Claudio Simão, 31
2) André Moraes Jr., 31
3) R. Teixeira/R. Cruvinel, 30
4) Max Mohr, 29
5) Flavio Andrade, 25
6) Alexandre Navarro, 18
7) Marcos Paioli/Peter Gottschalk, 15
8) Beto Rossi, 13
9) Peter Michel Gottschalk, 11
10) Cello Nunes, 11
11) João Lemos, 11
12) Y. de Souza/B. Alvarenga, 8
13) Luiz Barcellos, 8
14) Fernando Pessoa, 6
15) Carlos Machado, 6
16) C.A.Guilherme/S.Kuba, 5
17) Rudinei Sabino, 4
18) C.Lobo/F.Peterson, 1
19) Giusepe Vecci, 1

Próximas etapas do calendário 2017:
02/07 - Curitiba (PR)
06/08 - Velo Città (SP)
10/09 - Londrina (PR)
22/10 - Tarumã (RS)
19/11 - Goiânia (GO)
10/12 - Interlagos (SP)