Manual De Conduta e Ética

Índice




GESTÃO DO MANUAL DE CONDUTA

A Comark, ao longo de sua história, conquistou sólida reputação, inspirando confiança e tornando-se referência no ramo de concessionária de luxo.

Conduzir os negócios com integridade, de acordo com as leis e os regulamentos que governam nossas atividades, é a base da atuação desta empresa. O respeito pelas pessoas faz parte dos valores da Comark, e este Manual de Conduta foi criado para enfatizar os princípios pelos quais a empresa conduz as relações.

As orientações, normas e políticas deste Manual devem ser observadas no exercício diário das atividades daqueles que fazem parte da Comark.

Cabe a todos assegurar o seu cumprimento.

Esperamos que ele sirva para reforçar ainda mais a cultura corporativa com comportamentos éticos condizentes com o ambiente empresarial e estimule a prática desses mesmos princípios em sua vida particular, colaborando, assim, para a construção de uma sociedade mais justa e responsável.




A FILOSOFIA DA COMARK ESTÁ SINTETIZADA NA MISSÃO, na VISÃO e nos VALORES CORPORATIVOS QUE SÃO FUNDAMENTAIS PARA A SUSTENTABILIDADE DA EMPRESA.




Comercializar automóveis e prestar serviços da marca prezando pela qualidade, conquistando confiança e fidelizando nossos clientes, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.

Manter-se líder no mercado na área Comercial da Marca no país e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilístico.

Satisfação do cliente: Ele é a razão da existência de todas as empresas.
Valorização: Nosso relacionamento com clientes e colaboradores deve ser baseado na responsabilidade e confiança entre as partes. Pessoas respeitadas, comprometidas e realizadas.
Política ambiental: É isso que nos dá a perspectiva do amanhã.


ABRANGÊNCIA

O manual de conduta ética da Comark aplica-se a todos os seus colaboradores, prestadores de serviço, terceirizados, estagiários e aprendizes. É pautado nos princípios da legalidade, impessoalidade, transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. A Comark compreende que todos os seus gestores e empregados são responsáveis pela disseminação dos princípios e valores deste manual, que norteará a conduta da empresa.


OBJETIVOS


PRINCÍPIOS ÉTICOS

Valorizar o bem comum, das pessoas e do interesse público. Cumprir todas as leis e normas aplicáveis ao setor.

Preservar a legalidade, a honestidade, a justiça, a impessoalidade, a transparência, a valorização e incentivo ao diálogo, a veracidade e a prestação de contas. Evitar situações em que os interesses pessoais possam entrar em conflito com os interesses da empresa.

Preservar a integridade pessoal e profissional do público interno. Ter tolerância para com as divergências, desde que respeitados os direitos individuais e coletivos.

Preservar a imagem e o patrimônio material e intelectual da empresa.



COMPROMISSO NO AMBIENTE DE TRABALHO

O compromisso da Comark é manter um ambiente de trabalho respeitoso, justo, seguro, produtivo e inclusivo a todos. As lideranças devem ser exemplos dessas práticas para suas equipes e promover o seu desenvolvimento.

A organização preza pela transparência em suas ações, comunicando ao seu público interno todo e qualquer fato relevante. Essa conduta minimiza rumores e especulações, reforça o relacionamento e a confiança.


A Comark mantém uma preocupação constante com a qualidade de vida, por isso oferece benefícios nas áreas de saúde e alimentação para seus funcionários.


A estrutura de recrutamento de candidatos, seleção e promoção interna é definida conforme a demanda da empresa, observando o perfil do candidato, as qualificações e as competências para a função. Serão sempre selecionados de acordo com os princípios de justiça e igualdade.


A imagem dos funcionários e de terceiros deve ser preservada. Qualquer utilização para fins comerciais deverá ser prévia e formalmente autorizada. As imagens autorizadas devem ser autênticas, profissionais, respeitosas e livres de preconceitos.


A Comark respeita a diversidade. Não aceita discriminação e preconceito de qualquer natureza, como religião, cultura, nacionalidade, raça, idade, gênero, orientação sexual, estado civil, partido político, condição física e intelectual.


A Comark respeita a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Não pratica o trabalho forçado e infantil e não mantém relacionamento com empresas e pessoas que desrespeitam essa conduta.


A Comark promove constantemente ações para minimizar e eliminar possíveis riscos referentes a saúde e segurança. Desenvolve capacitações para que todos entendam e cumpram as políticas e procedimentos adotados. Situações de emergência devem ser conduzidas de maneira responsável e relatadas imediatamente aos gestores. Nenhum comportamento que coloque em risco a saúde e a segurança das pessoas será permitido. A adoção do comportamento seguro e o cumprimento das normas e procedimentos de segurança são um dever de todos.


A Comark adota a Uniformização Corporativa de acordo com cada função: áreas produtivas e comerciais, sendo de responsabilidade do usuário o cuidado e a manutenção do uniforme. Para as pessoas dispensadas do uso do uniforme, a recomendação é usar roupas adequadas ao ambiente corporativo e evitar exageros que se sobreponham ao profissionalismo.

Bom senso, sempre.


A Comark não tolera manifestações de violência, seja ela física, verbal ou de qualquer outra natureza no ambiente de trabalho.


A Comark não admite qualquer tipo de assédio moral e condutas que prejudiquem o desempenho das pessoas no ambiente de trabalho que afetem a dignidade ou gerem um ambiente de trabalho intimidador, hostil ou ofensivo.

São igualmente proibidas e consideradas condutas inadequadas atitudes como propostas ou insinuações sexuais ou verbais, gestuais ou físicas, bem como a pratica do assédio sexual.


É proibido permanecer no ambiente de trabalho em estado de embriaguez ou sob efeito de qualquer tipo de droga ilícita.

O consumo de bebida alcoólica fica restrito a eventos sociais, desde que seja de forma moderada e não influencie qualquer comportamento que venha ferir as diretrizes da empresa e do Manual de Conduta.


É Expressamente Proibido o porte ou guarda de armas nas dependências da Comark.



EMPRESA


O acesso às dependências da empresa somente é permitido para pessoas previamente autorizadas.

O crachá de identificação é de uso pessoal e intransferível.


A Comark zela pela qualidade e manutenção permanente de seu patrimônio. Instalações, equipamentos, veículos, máquinas, móveis, valores, dentre outros bens, destinam-se exclusivamente ao uso operacional da empresa e não poderão ser usados para benefício próprio ou de outras pessoas e/ou organizações. É de responsabilidade de todos os envolvidos com a empresa zelar pelo bom uso e conservação do patrimônio, como também pela eficiência e pelo não desperdício dos materiais.


Propriedade Intelectual inclui uma variedade de bens: marcas, nomes de domínio, direitos autorais, inovações, processos, produtos, projetos, informações financeiras, comerciais, de mercado ou qualquer outra atividade de cunho não material desenvolvida na Comark ou contratada por ela. Todos os direitos patrimoniais referentes aos bens da propriedade intelectual que venham a ser criados, direta ou indiretamente, pelos funcionários, estagiários e aprendizes da Comark, mesmo que suas funções não guardem relação com o desenvolvimento de pesquisas ou inovações, são, de forma gratuita, de propriedade exclusiva da Comark, que poderá utilizá-los no todo ou em parte, com ou sem modificações, podendo demandar perante os órgãos oficiais competentes os seus registros.


O acesso aos telefones fixo e móvel, à internet, bem como o uso de e-mails, software, hardware, equipamentos e outros bens da Comark, deve ser restrito à atividade profissional, observadas as orientações estabelecidas no Regulamento de Uso da Internet e Correio Eletrônico. Todos os dados produzidos e mantidos nos equipamentos e sistemas de informação são de propriedade exclusiva da Comark. Funcionários, estagiários e aprendizes devem estar cientes de que a empresa tem acesso aos registros de internet, e-mail e informações armazenadas nos computadores e ao uso dos recursos de telefonia móvel e fixa.



INFORMAÇÕES, COMUNICAÇÃO E INTERAÇÕES SOCIAIS

Visando garantir a competitividade e a segurança das informações, a Comark recomenda:


O relacionamento com a imprensa acontece por meio do Marketing, que define as estratégias, ações e iniciativas, podendo ser veiculadas em TV, jornais, revistas, sites, blogs, rádios, entre outros meios. Esse relacionamento é franco e isento de interesses que não sejam a divulgação e o atendimento de demandas jornalísticas, institucionais, propagandas, campanhas de produtos e inovações, serviços, práticas ou processos da organização.


Ao falar de negócios deve-se sempre usar a neutralidade e discrição. O uso de equipamentos eletrônicos, quando necessário, deve ser feito com muita atenção, para prevenir furtos e exposição de informações estratégicas da empresa.


Estar atento à circulação de documentos e de e-mails confidenciais, não os deixando expostos, certificando-se de que eles cheguem ao destinatário sem desvios.

Senhas e códigos de acessos aos sistemas internos são individuais e intransferíveis. A Comark não permite o seu compartilhamento e considera seu proprietário integralmente responsável por seu uso.

Deve-se zelar pelos recursos de mídia e outros dispositivos (celular, pen drive, notebooks e impressora) oferecidos para o desempenho de suas atividades.

A instalação de recursos de mídia e a utilização de dispositivos próprios e ou não autorizados para o trafego ou transmissão de informações relativas ao trabalho não são permitidas.

Não é permitido fotografar e filmar as instalações, produtos e processos sem prévia autorização.


A Comark tem a expectativa de que funcionários, estagiários e aprendizes tenham uma postura adequada – bem como uso ético, seguro e legal – com as redes sociais, tecnologias de comunicação e interação existentes. A publicação e divulgação de imagens, comentários, informações privilegiadas e restritas relacionadas à Comark não são permitidas. O funcionário que utilizar indevidamente esses recursos estará violando seu contrato de trabalho.


Funcionários, estagiários e aprendizes devem solicitar autorização prévia ao setor de Recursos Humanos para que, juntos, definam o que pode ser divulgado sem ferir critérios de confidencialidade ou causar prejuízos à imagem da empresa.



RESPONSABILIDADE NA CONDUÇÃO DOS NEGÓCIOS


A Comark observa e cumpre rigorosamente todos os regulamentos e legislação em vigor aplicáveis contra práticas ilícitas, antissuborno e anticorrupção.

A empresa, direta ou indiretamente, não recebe, oferece, doa, paga, promete e tampouco autoriza o pagamento em dinheiro ou qualquer outro meio financeiro que constitua prática de conflito de interesses, condutas ilegais e de corrupção sob as leis brasileiras e de qualquer outro país. Igualmente não concorda em dar e ou receber benefícios de qualquer pessoa, entidade pública ou privada, e não apoia nenhum tipo de vantagem ilícita de seus negócios para si ou para terceiros. Do mesmo modo, não contrata funcionários e não mantém relacionamento com profissionais, seja pessoa física ou jurídica, envolvidos com atividades criminosas, corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e ou terrorismo.


Deve-se ter uma atenção especial quanto ao recebimento de brindes e presentes, pois a aceitação visando benefícios pessoais não é ética e gera descrédito ao funcionário e à Comark. O recebimento de brindes e presentes deve denotar caráter imparcial, não interferindo nas relações e tomadas de decisão da empresa com seus clientes e fornecedores, e para isso é primordial o bom senso do beneficiário ao recebê-los. É proibido o recebimento de valores monetários por parte dos funcionários da Comark oferecidos por fornecedores, terceiros e prestadores de serviços.


A Comark atende a todas as leis vigentes, apoiando o diálogo aberto e construtivo e promovendo melhorias no âmbito governamental. Em fiscalizações e auditorias de qualquer natureza, os funcionários responsáveis pelo atendimento são orientados a cooperar com os agentes públicos. A atenção dedicada a esse tema manifesta-se ainda pela firme postura ética, coibindo a concessão de qualquer vantagem ou privilégio.


A Comark respeita a livre associação, reconhece as entidades sindicais como representantes legais dos funcionários e busca o diálogo constante sobre os temas de natureza trabalhista ou sindical.


Os investimentos da Comark, bem como o trabalho de suas equipes, são dedicados ao atendimento de excelência, gerando valor e satisfação aos seus clientes. A Comark espera que com a manutenção de relações comerciais baseadas em integridade, honestidade e respeito mútuo preserve-se a qualidade do relacionamento. A empresa não mede esforços para atender a todos os direitos do consumidor previstos em lei, buscando superar as expectativas de quem entra em contato com a concessionária.


A seleção de fornecedores deve ser criteriosa, com a melhor relação custo/ benefício, e deve estar de acordo com as conformidades de atuação da Comark. Toda e qualquer negociação deve ocorrer por meio de diálogo sustentado na confiança e transparência.



ENVOLVIMENTO COM A COMUNIDADE


A opção partidária é individual, e a Comark reconhece que todo cidadão tem o direito de se candidatar a cargos políticos, desde que o faça no âmbito pessoal. A empresa se dá ao direito de manter um posicionamento neutro e incentiva a mesma imparcialidade entre os funcionários no ambiente de trabalho. Isso significa que as horas de trabalho, assim como os recursos da empresa, o nome, a marca ou qualquer outro bem de propriedade da Comark, não devem ser usados para tal finalidade.


O compromisso da Comark com a sociedade vai muito além da geração de emprego e renda. A empresa investe na qualidade de vida dos cidadãos realizando urbanização, manutenção de praças e construção de vias mais estruturadas, expressando a preocupação com o bem-estar das pessoas.



GESTÃO DO MANUAL DE CONDUTA

As lideranças têm a responsabilidade de assegurar a compreensão das informações deste Manual de Conduta e gerenciar manifestações de não conformidade aos princípios e valores desta organização. Sempre que forem identificados casos de descumprimento das orientações descritas neste Manual, eles devem ser reportados ao Departamento de Recursos Humanos, para que recebam tratamento adequado.

As orientações aplicadas aos desvios de conduta podem ser educativas, corretivas, de advertência e até desligamento, conforme a gravidade da situação. A deliberação sobre os casos é de responsabilidade desse departamento, que garante a condução sigilosa e ética, preservando a identidade do manifestante e o encaminhamento das manifestações recebidas. Cada um de nós é responsável por apoiar os princípios da Comark.

Publicamos o Manual de Conduta para reafirmar nosso compromisso com a preservação dessa responsabilidade e fornecer orientação a todas as pessoas envolvidas. À medida que avançarmos, nossa conduta ajudará a garantir que os Valores continuem a se refletir em cada atividade.




Comark Veículos